> Sigo Sim Blog: Trajes para dança do ventre

Trajes para dança do ventre


Oi amores!

Após o visitadíssimo post de estreia da dançarina Elaine Keite, a mulherada entrou em alvoroço total!

Como recebi muitas mensagens inbox na Fanpage do blog sobre o tema, convidei a Elaine para sanar as dúvidas e falar sobre a dúvida mais frequente...os trajes da dança do ventre!

Bjs e até o próximo post;)

Boa leitura!

__________________________________________________________
Trajes para dança do ventre - por Elaine Keite

Os trajes da dança árabe comumente conhecidos pela maioria das pessoas são o bustiê, o cinturão, a saia, com o ventre a mostra.O que poucos sabem é que este não é o único traje que usamos, pois dentro da dança árabe temos diversos estilos.Nos estilos folclóricos, por exemplo,dançamos com o ventre coberto.

O mundo se move com a moda. No mundo da dança não poderia ser diferente. Quando iniciei meus estudos, as roupas tradicionais de dança eram totalmente bordadas com lantejoulas, canutilhos, miçangas de bolinhas e as famosas moedas. Lembro que a bailarina dançava e a roupa dela também fazia música com tantas coisinhas penduradas.saias quase sempre eram rodadas e com 2 fendas...

Suheir Zaki (egípcia)

O tempo foi passando e os bordados foram diminuindo em alguns modelos devido a tecidos lindíssimos que por si só embelezavam as roupas, daí vieram os vidrilhos, pedrarias mais requintadas, strass, e outros.

Há saias de todos os tipos: rodadas, com fendas, sem fendas, sereias, justas, longas, médias,curtas, usadas com cinturão e outras que são todas bordadas.Ou seja, hoje temos uma variação muito maior de modelos que se adequa melhor ao formato de cada corpo, gostos e bolsos.

Bailarina Lulu From Brazil (Brasileira)

Muitas meninas que iniciam na dança correm para a 25 de março (SP), pois é o lugar que tem por sinônimo preço menor, mas aí mora o perigo...na Ladeira Porto Geral e adjacências temos lojas que comercializam roupas de dança (inclusive roupas egípcias maravilhosas), mas pelo preço ou por falta até de informação as alunas ou pessoas acabam por adquirir seu primeiro traje em uma loja de fantasias. O nome já diz:FANTASIA. E o que temos lá? Roupas feitas com lantejoulas; acabamento com pouca qualidade, onde vestir a saia ou nada dá na mesma, já que a maioria é transparente ou "batendo nas canelas", com tecidos de pouca qualidade, por ser uma FANTASIA e não uma roupa própria para uma bailarina.

E uma roupa de dança, queridas...custa caro!

Hoje temos muitas opções de lojas que comercializam roupas de danças e podemos aliar qualidade e bom preço, deixando você belíssima! Outra opção é criar sua própria roupa. Há locais onde encontramos lojas que vendem pedrarias maravilhosas e com  R$100, 00 ou menos dá "pra fazer a festa". Digo isso porque algumas roupas que tenho eu mesma bordei...mas para isso é preciso ter foco e tempo, para não abandonar  a missão, porque dá trabalho! Mas nada é mais valioso e querido do que ter uma roupa feita por você, do seu jeito (suas amigas vão amar e não precisam saber o preço).

Esta roupa eu mesma bordei

Trajes Folclóricos

Em alguns estilos como Said ou dança com bastão, Khaleege, Meleah, Baladi e Dabke, dançamos com ventre coberto.
  • Dança Meleah Laff
O nome significa lenço enrolado, e se originou no Egito, mais especificamente no subúrbio do Cairo e de Alexandria. A bailarina inicia a dança coberta/ enrolada no lenço preto e durante a apresentação ela o solta para dançar com ele.

Cia Folclóre Kahina
  • Dança Khaleege
Dança dos países do golfo pérsico. É caracterizada pelo uso de uma bata longa e fluida e por intenso uso dos cabelos. Caracteriza-se por uma atmosfera de união familiar, ou simplesmente fraterna entre as mulheres presentes. Dança-se com ritmos do golfo, principalmente o soudi.

Bailarinos Kahina e Tarik (Brasileiros)
  • Dança com Bastão ou Bengala (Saaidi)

Dança típica masculina, adaptada para mulheres, simbolizando uma luta, deve ser dançada mostrando força e habilidade. A parte curva da bengala fica sempre do lado oposto ao que seguramos.O traje típico para a Dança do Bastão é o vestido, geralmente com um lenço amarrado na cintura. Não se deve utilizar movimentos muito delicados e leves na dança com o bastão.

Bailarina Saida (argentina)
  • Dança Beledi ou Baladi

É uma dança egípcia do campo, da região rural, e também a música. Quando "vai para o palco" é chamada de Beledi Urbana, com roupas com mais brilho. O traje usual é um Caftan (espécie de túnica) ajustado, com fendas nas laterais, também chamado de vestido beledi. Um lenço de cabeça triangular também é comumente usado.

Bailarina Natália Azevedo (Brasileira)
  • Dança Dabke

Apesar de ser originalmente masculina, hoje em dia pode ser vista sendo dançada por toda a família. Dançada em grupo, com as pessoas de mãos dadas formando uma roda ou uma meia-lua.Não há movimentos de braços e ou de quadril. A movimentação se restringe aos pés, que realizam uma variedade de batidas e passos no chão.

Bailarina Vivian Gimenes (Brasileira)

Esta bailarina fez uma apresentação que tive a oportunidade de assistir ao vivo e foi encantador! Ela fez um pout-pourri com Meleah, Baladi e Bastão, (vale a pena conferir):
Bailarina Nur (Brasileira)

Bem...é isso!

Dedico este post a todas as bailarinas. Através deste presto uma singela homenagem,divulgando os vídeos de dança das mesmas.São bailarinas que serviram de inspiração com sua dança,figurinos e, principalmente, pela forma como se portam perante seu público e o amor grandioso que demonstram por esta arte. Obrigada!!!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...