> Sigo Sim Blog: Teoria das Cores - parte II

Teoria das Cores - parte II



Oi amores!

Continuando o último post, vou falar mais um pouquinho da Teoria das Cores (pretendo não me estender muito, e espero não ser chata...rs).

Vamos (re)começar?

Afinal, o que é a cor?

"A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho." (fonte: Wikipedia). Essa cor é resultado de uma defração...
Entenderam? Bom...a capa do LP do Pink Floyd é o melhor exemplo pra demonstrar o que vocês acabaram de ler (aliás,eu Adoro esse LP - The Dark Side of the Moon). 
 luz atravessando o prisma - defração da luz

A cor é a percepção da luz. E a luz “é composta” de várias cores. Nós conseguimos enxergar as cores do espectro visível: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. A junção de todas essas cores forma o branco. Você provavelmente já sabe disso, mas um prisma pode ser usado para decompor a luz branca e revelar as cores que a compõem:
 como funciona a defração da luz

Vamos começar a complicar as coisas? Sei que todo mundo aqui vai estudar direitinho, então, não tem erro =]

Matiz x Croma
"Matiz, Valor e Croma são três propriedades que podem ser percebidas e medidas nas cores.


A cor tem três dimensões que podem ser definidas e medidas. Matiz ou croma é a cor em si, e existe em número superior a cem [...]. 

A segunda dimensão da cor é a saturação [croma], que é a pureza relativa de uma cor,do matiz ao cinza. A cor saturada é simples, quase primitiva, e foi sempre a preferida pelos artistas populares e pelas crianças [...]. 

A terceira e última dimensão da cor é a cromática [valor]. É o brilho relativo, do claro ao escuro,das gradações tonais ou de valor (DONDIS, 1997, p. 65-66)."(Fonte: Rubens F. Torres)

Seguindo esta orientação, vou deixar algumas imagens para fixação:
croma - saturação
croma
(luminosidade - escala): 

Acrescento o branco ou o preto para que a cor fique mais clara/escura, conforme a imagem de Bezold, que segue abaixo:

Estudo de luz e sombra (gradação do brilho) - Bezold Farbentafel

Já estão cansados? Espero que não...pois no próximo post vocês vão aprender sobre a harmonia das cores, imprescindível para quem quer maquiar bem =]


Então...é isso aí!
Mande e-mail com suas dúvidas para contatosigosim@hotmail.com
Compartilhe este post com seus amigos!
Bjs e até o próximo post ;)

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...