> Sigo Sim Blog: Teoria das Cores - parte III

Teoria das Cores - parte III



Oi amores!

Demorei, mas voltei!
Na verdade,vim "fechar" o tema da Teoria das Cores" com vocês.
Relembrando: na primeira aula, falamos sobre cores primárias, secundárias, terciárias, frias, quentes e eu deixei um círculo cromático para fixar o tema. Na segunda aula, falamos sobre defração, cor, croma, saturação, luminosidade...ficou difícil? Sem crise! Estuda de novo e depois volte para esse post! =D
Hoje, como prometi no nosso Facebook, vou falar sobre a "Harmonia das Cores", e aí, a importância da Teoria das Cores aplicada à maquiagem ficará cristalina para vocês...querem ver?
Harmonia das Cores
É fácil falar que a make tem que ser harmônica..mas afinal, o que é harmonia?
Fui a um dicionário e encontrei o seguinte:
                  HARMONIA
                  subst f harmonia [ɐrmu'niɐ]
                 1 boa combinação de coisas
                             harmonia de cores
                2 acordo, entendimento entre pessoas
                            viver em harmonia
               3 conjunto agradável de sons
                            harmonia musical
Ou seja, para que tudo fique harmônico, você tem de saber qual a mensagem que você quer passar àqueles que estão vendo o seu trabalho (no caso, a maquiagem).
Tipos de Harmonia:
  • Monocromática: É a harmonia resultante de uma mesma cor do círculo cromático. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam na mesma matiz.Em outras palavras, aplicamos uma cor e sua escala tonal (acrescentamos branco para os tons mais claros e preto para os tons mais escuros).Só para lembrar: não é porque a make é monocromática, que ela tem que ser sem graça, viu?
 
  • Análoga: É a harmonia resultante de uma cor primária combinada com duas cores adjacentes no círculo cromático (podem ser cores consecutivas ou que estejam uma de cada lado da cor principal). Uma cor é trabalhada como dominante enquanto as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia.
 
  • Complementar: É a harmonia resultante da combinação de cores opostas no círculo cromático e que estão simetricamente posicionadas em relação ao centro do mesmo. A matiz varia em 180º entre uma cor e outra.Esta harmonia funciona bem porque combinamos cores frias e cores quentes.
 
  • Harmonia Triádica / Tríade: Harmonia resultante da utilização de três cores equidistantes no círculo cromática. Falem a verdade...falei bonito, mas vocês não entenderam nada, não é mesmo? Fiquem tranquilos. Sabem aquele triângulo equilátero (aquele que tem os três lados iguais), que vocês não tinham idéia de onde usariam na vida prática, quando estavam estudando geometria? Pois então...o truque aqui é escolher uma cor principal no seu círculo cromático e apontar um dos lados do triãngulo.As outras duas pontas serão as outras duas cores que irão compor a tríade. Esta harmonia é muito utilizada porque oferece um alto contraste visual, ao mesmo tempo em que conserva o equilíbrio e a riqueza das cores.
 

PENSAM QUE ACABOU? AINDA TEM MAIS!
VEJA A CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO POST!


Bjs ;)





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...