> Sigo Sim Blog: FESTLIP 2014

FESTLIP 2014

Oi pessoal!
Começou ontem a 6ª edição da FESTLIP, o Festival de Teatro da Língua Portuguesa , que vai de 27 de agosto a 05 de setembro, no Rio de Janeiro.
Participam do evento todos os países que tem a língua portuguesa como oficial: Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

HOMENAGEM

O ator, encenador e professor português João Mota, um dos principais nomes do teatro de Portugal, é o homenageado desta edição. Nascido em Tomar (Portugal),em 1942, com 72 anos de idade e 57 de carreira, encenou mais de cem espetáculos –muitos deles com a companhia Comuna – Teatro de Pesquisa, que fundou em 1972. Trabalhou com nomes como Peter Brook e passou ainda por Angola, França, Irã e Brasil, onde trabalhou com Henriette Morineau e Augusto Boal, entre outros. Há três anos é também diretor artístico do Teatro D. Maria II. Em sua trajetória, João trabalhou ainda com rádio, cinema e televisão e recebeu diversos prêmios.

PROGRAMAÇÃO

A programação teatral circula GRATUITAMENTE pela Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Municipal do Jockey, Teatro Ipanema, Teatro Café Pequeno, Teatro Gláucio Gill e Sesi Jacarepaguá. Pela primeira vez, o Festlip apresentará também uma peça infantil, estreando o FESTLIPinho. A peça inaugural será “O Príncipe Feliz”, da Cia. Magia e Fantasia, de Portugal, que será encenada no Morro de São Carlos e no EAV Parque Lage, também com entrada franca...massa né? 
Vale dizer que os espetáculos foram escolhidos pela curadoria do Festival e  por edital: 
 
Espetáculo: “O Preço do Fato” - (Angola) – Núcleo de Artes Pitabel.
Espetáculo: “Sujeito e Azarada” - (Angola) – Enigma Teatro 
Espetáculo: “Adormecidos” - (Brasil – São Paulo) – Os Sátyros 
Espetáculo: “Um Dia os Réus Serão Vocês: O Julgamento de Álvaro Cunhal” – (Portugal) – Companhia de Teatro Almada
Espetáculo: “4 Estações” - (Brasil – São Paulo) - Núcleo Vinicius Piedade e Cia
Espetáculo: “O Príncipe Feliz” – (Portugal) – Companhia Magia e Fantasia 
Espetáculo: “A Arte de Ganguissar” - (Moçambique) - Mutumbela Gogo
Espetáculo: “Francisco Alves – O Rei da Voz” – (Brasil – São Paulo) – Eduardo Cabús
Espetáculo: “ Improvisos da Lusofonia” - ( Portugal) - Os Improváveis
Espetáculo: “ A Lição” – ( Cabo Verde) – Trupe Pará Moss
Espetáculo: “A Dama do Mar” – (Brasil) – Talu Produções


SHOWS
O FESTLIPSHOW acontece no EAV Parque Lage, no Jardim Botânico, no dia 30 de agosto, a partir das 22h. A parte mais bacana: o duelo de DJs de Angola, Brasil e Portugal, com versões eletrônicas de kuduro, MPB e fado, com abertura da DJ brasileira Ana Paula. Na véspera, a música é tema de outro evento, a oficina de percussão ministrada por Cheny Wa Gune, de Moçambique no Chapéu Mangueira.
Entre os dias 01 e 02 de setembro, mesas de debate, palestras e oficinas se concentram no II Encontro Cultural de Língua Portuguesa , no SESI Centro, com a participação de dramaturgos, encenadores e programadores internacionais. 
É a primeira vez que o evento acontece dentro do FESTLIP, promovendo debates, encontros e rodada de negócios para a realização de montagens teatrais nos países de língua portuguesa.
Jovens atores e estudantes de teatro poderão participar como ouvintes, dia 02, em oficina teatral no SESI Centro.

EXPOSIÇÃO
Gosta de cinema português?
Não conhece nada sobre o assunto? 
Sem problemas.
Na EAV Parque Lage (Jardim Botânico - RJ) , nos dias 30 e 31/08, rola a exposição sobre o cinema português, retratando mais de cem anos de história do cinema português, seus gêneros, filmes, e documentários, que já tem sólida tradição.
E depois da festança...ai que fome que dá!
Pra cuidar da fome do povo, eis o FestGourmet, programação especial do Zazá Bistrô,que dura de 27/08 a 05/09 (sim, a duração do festival). Pratos de Moçambique, Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde estarão marcando presença por lá, pra ninguém botar defeito.
Vi o cardápio e achei uma delícia...aiai...#gordices

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui
Link oficial do Festival: clique aqui
E aí? Quem vai? Me contem como foi, usem a #ssblog nas fotos e me marquem no Twitter,no Instagram...quero ver tudo de bom que está acontecendo por lá, sob a sua ótica.

Gostou da dica? Siga-me pela Fanpage do blogFacebook e acompanhe outras dicas sobre cultura, beleza, cinema, música, estilo e artes em geral ;)

Bjs,
Patrícia Fernandes


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

featured Slider

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...