> Sigo Sim Blog: Seja como o café!

Seja como o café!

Hey people!

Hoje dei um break nas resenhas e dicas só para compartilhar com vocês uma parábola que me contaram há muito tempo atrás, mas que sempre foi útil para mim e às pessoas que gosto quando chega aquela fase da vida em que tudo parece dar errado, ou ser mais difícil, sabe?

Então, trouxe um conto especial para vocês:


"Uma menina chegou em casa, cansada do seu trabalho e chateada com várias coisas que estavam dando errado naquela semana. Ao entrar na cozinha, percebeu que seu pai estava cozinhando, e começou a conversar sobre banalidades do dia...e a desabafar.
Seu pai, então, parou o que estava fazendo, pediu para que a filha se aproximasse do fogão, e dissesse o que ele estava preparando, ao que a menina respondeu:
- Ué, é óbvio: cenouras, ovos e.hummm...café!  Mas porquê me pergunta pai?
Ainda sem responder, ele pediu para que ela experimentasse os três.
- Filha, como estão? Boas?
- Pai, as cenouras estão bem macias, o ovo está bem durinho e o café está uma delícia! Mas, porque me pergunta?
Nessa hora, o pai explicou que tanto as cenouras, quanto os ovos e o café haviam passado pelo mesmo obstáculo, pela mesma adversidade, no caso, a água fervendo, só que cada um deles reagiu a essa adversidade de forma diferente.
- A cenoura, antes forte firme, e impossível de dobrar, amoleceu, ficou frágil. Cada ovo, apesar de ter a casca frágil e um líquido volúvel, enrijeceu. O pó do café, contudo, transformou a água.
- Ok, mas o que isso significa?
- Filha, qual dos três é você? A cenoura entrou  na água forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida a fervura ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos entraram na água, frágeis, sua casca fina havia protegido seu liquido interior, mas depois da fervura, seu interior se tornou mais endurecido. Mas eu queria que você fosse como o café.
- ...
- Qual dos três é você?
- ...
- Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde? 
Como a cenoura que parece forte, mas que com a dor e as adversidades do dia a dia  você murcha e se torna frágil e perde a força? 
Como o ovo, que começa com um coração maleável, com um espírito fluido, mas depois de algo, como a morte, a separação, doença, perda de bens, emprego ou pessoas, você se torna mais difícil, irredutível, mesmo que sua casca pareça a mesma, mas por dentro você está amarga, com o coração duro e o espírito inflexível? 
Ou será que posso acreditar que você fará o seu melhor e se tornará o pó de café, que muda a água fervente, aquela que transforma o elemento que lhe causa a dor? Quando a água chega ao ponto máximo de sua fervura, ele supera o limite da água, transformando-a em algo melhor, dando-lhe sabor e aroma?
Eu, sinceramente, espero que você seja sempre o pó de café. Que, quando as coisas ficarem ruins, difíceis, você possa reagir de forma positiva se tornando melhor sem se deixar vencer pelas circunstâncias, para que coisas melhores comecem a acontecer. Pra você irradiar a todos que lhe cercarem força, otimismo, alegria, como o café espalha seu aroma a todos que o cercam.
Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões.
Tente tirar uma lição de todas as situações adversas pelas quais você passou ou vai passar.
Ao ver tanta gente reclamando, se afaste ou, ao menos, ofereça uma palavra positiva, mas você precisa acreditar nisso, confiar que você tem capacidade suficiente para superar o que está acontecendo. Este é um desafio para toda a vida."
(desconheço a autoria e o texto original, que sempre vem de uma forma diferente para mim)
------------
Pessoal, espero que reflitam bem e que, quando forem convidados para tomar um café na casa de alguém, não se esqueçam desse conto e compartilhem com seus amigos. Quem sabe os seus amigos cenouras / ovos não se interessam em, também, se transformar em café?

Bjs e até breve ;)





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

POSTE SEU COMENTÁRIO AQUI.
Envie sua sugestão para posts (e críticas) para o nosso e-mail: mundodapattyoficial@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...